Império Serviços de Cobrança - Empresa de Cobrança especializada em Recuperação de Créditos | Empresa de Cobrança especializada em Recuperação de Créditos

SP

(11) 4432-2894

Outros Contatos:

SP(11) 4432-2894

GO(62) 4053-9013

SP(11) 98458-2542

SP(11) 4063-6933

RJ(21) 4062-7555

RS(53) 4062-9080

SC(47) 4052-9472

Solicite seu Orçamento Clique aqui

Serasa revela que a cada 17 segundos, um consumidor é vítima de fraude

Estudo revela que a cada 17 segundos um consumidor brasileiro torna-se vítima de fraude. O crime envolve roubo de identidade, no qual os criminosos usam dados pessoais de vítimas para obter crédito.

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraudes, divulgado nesta segunda-feira (19), de janeiro a outubro deste ano foram registradas 1,54 milhão de tentativas de fraudes no Brasil.

Setor de serviços

A Serasa estima que, se todas as tentativas de fraudes envolvendo roubo de identidade tivessem sido realizadas, o prejuízo total teria sido de R$ 5,7 bilhões nos dez primeiros meses do ano.

Vale destacar que esse indicador da Serasa, que revela o volume de investidas fraudulentas, é o resultado do cruzamento de três conjuntos de informações: total de consultas mensais a CPFs, estimativa de risco de fraude e valor médio das que ocorreram.

De todas as fraudes observadas, 34% foram feitas no setor de serviços. Na sequência, 28% foram realizadas contra bancos e financeiras, 22% na telefonia, 13% no varejo e 2% outros.

Documentos roubados
Os dados mostram que os consumidores que tiveram seus documentos roubados também são aqueles que têm maiores chances que se tornarem vítimas de fraudes. Com apenas uma carteira de identidade ou um CPF nas mãos de golpistas, dobra a probabilidade de ser vítima de uma fraude.

A Serasa sugere alguns cuidados simples para evitar se envolver em um problema de fraude.

Não dar informações pessoais a terceiros;
Evitar participar de sorteios e promoções que exijam essas informações;
Não abrir e-mails que não conhece;
Ter um antivírus atualizado no computador.

Em caso de roubo

Na eventualidade de o consumidor se tornar vítima de roubo, perder ou ter seus documentos extraviados, a primeira medida a ser tomada é fazer um boletim de ocorrência.

Depois, é possível cadastrar a ocorrência gratuitamente na base de dados da Serasa Experian (http://www.serasaexperian.com.br/servicos/cadastro/como_cadastrar_documentos.htm). Desta forma, sempre que ele for consultado, o concedente de crédito saberá que se trata de um documento roubado e terá mais cuidado ao fechar um negócio.

O consumidor pode, ainda, consultar gratuitamente o seu CPF em uma das agências da Serasa Experian em todo o País. Os endereços estão no site www.serasaexperian.com.br. A empresa oferece ainda o serviço Me Proteja, em que o consumidor é avisado por e-mail ou SMS, conforme opte, a cada transação de crédito feita com seu CPF e quando o documento é usado pela abertura de empresas, incluído ou excluído da lista de inadimplentes, por exemplo.

Fonte: InfoMoney

Copyright © 2024 Império Serviços de Cobrança. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer! Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!