Império Serviços de Cobrança - Empresa de Cobrança especializada em Recuperação de Créditos | Empresa de Cobrança especializada em Recuperação de Créditos

SP

(11) 4432-2894

Outros Contatos:

SP(11) 4432-2894

GO(62) 4053-9013

SP(11) 98458-2542

SP(11) 4063-6933

RJ(21) 4062-7555

RS(53) 4062-9080

SC(47) 4052-9472

Solicite seu Orçamento Clique aqui

Preencher cheques com data errada pode causar problemas

Depois das festas de fim de ano, agora chegou a hora de voltar à rotina e enfrentar o pagamento das contas de janeiro. Quem efetua os pagamentos com cheques deve ter atenção redobrada na hora de preencher o documento. A força do hábito cultivado por 12 meses, muitas vezes leva o consumidor a preencher os cheques com a data de 2011 ao invés de 2012.

Por conta disso, a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) divulgou comunicado de alerta aos consumidores para que informem corretamente o ano (2012) no momento de preencher o documento. De acordo com a entidade, os cheques emitidos com data de 2011 poderão ser compensados apenas em janeiro, mesmo assim se for comprovado que houve equívoco no preenchimento.

A partir de fevereiro, os cheques com data errada serão devolvidos. Vale lembrar que se o cheque voltar duas vezes, o correntista tem de pagar uma taxa que varia de banco para banco, além de correr o risco de ter nome incluído nas listas de restrição de crédito.

E o problema pode ir além do pagamento de taxas quando se troca o ano novo pelo velho na hora de preencher o cheque. Muitas vezes, o erro só é percebido dias depois e é preciso refazer os passos para corrigir o equívoco. Se o cheque estiver no estabelecimento onde foi dado ou na agência bancária, é fácil. O difícil é quando o documento foi passado pra frente tornando praticamente impossível a sua localização. Nesse caso, é preciso ficar atento porque os cheques não descontados dentro de seis meses perdem a validade.

Para evitar problemas, o Procon orienta o consumidor a colocar no verso do cheque algum tipo de contato para facilitar a sua localização caso seja necessário substituir o cheque por um com data atualizada.

A partir de 28 de abril entram em vigor novas regras para o uso do cheque no País. Os correntistas terão que apresentar boletim de ocorrência para sustação de cheques por furto ou roubo. Além disso, os bancos terão que explicar com mais clareza as normas para concessão dos talões. Quem emitir cheque sem fundo terá direito a obter informações sobre o beneficiário da folha para regularizar a situação. A partir de abril, os bancos também serão obrigados a fornecer dados sobre a situação de cheques.

Fonte: Jornal da Cidade

Copyright © 2024 Império Serviços de Cobrança. Todos os direitos reservados | Política de Privacidade | Mapa do Site

Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer! Agência FG - Uma Agência Full Service que Faz Acontecer!